quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Cochamó: últimos preparativos.

Bom, agora já é sabido entre os meus próximos a minha viagem ao Chile, mais especificamente ao Vale de Cochamó. Tudo o que aconteceu foi muito louco até eu chegar a esse ponto e tive que abrir mão de algumas coisas que ainda estão me doendo no peito.
A história começou quando o Rafael Seco voltou de Los Arenales, na Argentina, esse ano comentando sobre um lugar chamado Cochamó, que fica no Chile e é considerado o "Yosemite da América do Sul", devido ao tamanho de suas paredes rochosas, que chegam a ter um quilômetro de extensão. Fiquei curiosa e fui dar uma pesquisada na intenet. Olha o que eu encontrei:







Demais, não é? Nem preciso dizer que fiquei encantada pelo lugar. Mas tinha um problema: eu não teria férias do meu trabalho no próximo verão, então Patagônia pra mim só em 2012, isso se eu não arrumasse um novo emprego e ficasse "engatada" denovo. Passei o ano inteiro admirando as fotos, pesquisando sobre o lugar na internet, escutando o Seco, o Robledo e o Tiago comentar sobre a viagem que eles estavam planejando para lá em janeiro de 2011, enfim lamentando muito por não poder ir junto com eles.
Em novembro, me bateu uma luz e eu resolvi abrir mão de um dos meus trabalhos e me juntar aos guris. Foi uma decisão difícil e muito bem pensada, pois sou professora e precisava abandonar os meus alunos, faltando apenas três meses para a formatura deles. Essa realmente foi a pior parte. Só consegui divulgar o meu pedido de demissão a eles ontem, faltando apenas cinco dias para a viagem. Por sorte  minha decisão foi muito bem aceita por eles. Meus alunos, apesar de tristes com a minha partida, me incentivaram a seguir o meu coração e correr atrás dos meus sonhos, mesmo muitos não entendendo essa minha paixão pelo montanhismo, que me faz tomar decisões assim tão fortes que mexem com uma porção de pessoas ao meu redor. Fiquei emocionada com a postura deles e muito agradecida. Vocês são demais, turma!
Na verdade só depois desse episódio com os meus alunos é que fui me dar conta de como o montanhismo está se tornando importante na minha vida. Espero que tudo valha a pena...

3 comentários:

  1. PROFE "VAN", JA PERCEBEU QUE SOU EU (ANDERSON) GOSTEI DO TEU BLOG LI A POSTAGEM E TIVE NO ORKUT TE PEDINDO PRA LINKAR O EU BLOG NO "NOSSO" DA ESCOLA, LÁ EU TE DEIXEI UM RECADINHO DE BOA VIAGEM TÁ, TUDO DE BOM PRA TÍ LÁ (AÍ) NO CHILE...

    ResponderExcluir
  2. Querida Vanessinha
    Que lindo ir atrás de seus sonhos com tanta determinação e motivação e igualzinho quando estás na rocha, malhando uma via, passando um crux....essa é minha amiga. Tenho certeza que irás disfrutar muito. Aprecie o pôr do sol, o degelo, as pedras, o clima, as barracas, o vento, as escaladas....se cuide mas não desaprenda seus limites, não esqueça que eles são sinalizadores às vezes (olha a amiga mais velha hehe). Espero verte pronto. Y seguro en Argentina (que sea!!) Besos querida te adoro

    ResponderExcluir
  3. Vanessinha!!!
    Que maravilhosa viagem você fará querida!!!
    Olha, desejo tudo de bom para vc...Muita sorte , muita energia....
    Eu a conheci em Gravatal. Desfrutamos momentos juntos entre palestras e jogando bilhar com um pequeno e adorável grupo: eu, vc, a Shirlei, a Tânia e aquela doçura de professor de Português. Nunca pensei que por trás dessa doce e meiga garota havia uma rocha...ops...uma montanha...digo, uma montanhista!!!

    Então , vai nessa!!!
    Teus alunos e todos que te gostam estarão torcendo por você.

    Um beijo e um forte abraço.
    Professora Helena

    ResponderExcluir