terça-feira, 18 de outubro de 2011

O melhor escalador é aquele que mais se diverte.

"O melhor escalador é aquele que mais se diverte". Seguindo esse lema do escalador Alex Lowe posso dizer, sem dúvidas, que estou muito próxima dos lugares mais altos do ranking mundial, hehe!
É com muita satisfação que digo que, no momento que estou escrevendo esse post, ainda sinto uma dorzinha muscular nas costas e nas pernas, resultado de uma semana de quatro dias de escalada. Sim!!! Finalmente São Pedro está sendo generoso com os escaladores gaúchos. Dias secos, temperatura agradável e até algumas nuvenzinhas para tapar aquele sol que castiga nas paredes.
A semana foi curta para o trabalho, mas longa para a escalada. Fala sério, é tudo o que a gente quer, não é? Depois de labutar o dia inteiro de segunda, fui  para casa enfiar os equipos na mochila e correr para a rodoviária. Lá encontrei uma figura do cerrado: o escalador Gil de Brasília. Enfim, embarcamos no primeiro ônibus para Pelotas, que fica no sul do RS. Nas terra dos doces fomos recebidos pela minha amiga, que eu estava morrendo de saudades, Alessandra Arriada.
Na terça de manhã começou a maratona. Fomos os três escalar na Pedreira de Monte Bonito, que fica a uns 20 km do centro de Pelotas. Comecei os trabalhos do dia entrando na via Mutação (6sup). Achei estranha as agarras abauladas do granito, que é a rocha que menos tenho contato e me deparei com um crux manhoso, difícil de decifrar. Mas isso é o mais legal de tudo, ter contato com diferentes tipos de rocha, agarras, movimentos. É o que te dá cacife para escalar em qualquer lugar. Depois entramos numa via linda, Tec Five (5sup), longa com movimentos bonitos e um crux interessante de agarrinhas chatas e pés ruins. Muito bom o primeiro contato. Agora fiquei na obrigação de voltar à Pedreira e escalar as outras vias.


Ale, amigona.


Gil e Ale fazendo firula na base das vias.

E depois da escalada, a clássica comilança com cerveja para comemorar. Nem preciso dizer que caimos desmaiados na cama, digo só o Gil e eu. A Ale ainda teve energia para fazer noite e chegar às 4h da madrugada. Que guria forte!!!
Como bons montanhistas, às 6h de quarta já estávamos em pé (inclusive a Ale que dormiu só duas horas) rumo à Bagé, que, para mim, é o lugar mais astral e com maior potencial de escalada aqui do Rio Grande do Sul. Quando você chega à Bagé já fica impressionado com a quantidade de conglomerado aflorado e do isolamento do lugar, que está a uns 60 km da cidade mais próxima. Sem contar na quantidade de vias tradicionais, esportivas, boulders, artificiais e até móvel que existem lá, sendo que ainda tem muuuuita coisa a ser conquistada.
Essa chegada é de enlouquecer qualquer escalador!

Gil, Ale e eu na primeira parada da Entre o Sol ea Lua.
Como chegamos tarde, escolhemos uma via bem próxima do local do acampamento e mais curta: Entre o Sol e a Lua (5sup, duas enfiadas). A escolha foi estratégica pois, no momento que colocamos os pés no chão na descida, começou a chover. E choveu até quinta, dia de eu voltar para casa.
Na sexta tive que trabalhar um pouco (infelizmente não posso viver só de escalada), mas no sábado escalada denovo. Dessa vez fomos o Cristiano Godoy e eu para o Campo Escola Behne, em Ivoti, na serra gaúcha escalar nos nossos familiares arenitos. Aquecemos e eu resolvi entrar na Via do Hugo, um 6º mas com um crux bem chato de buracos  lisos e areientos, nunca tinha conseguido passar sem cair. Entrei sem pretenção nenhuma de mandar e não é que saiu! Como o Cris falou, passei "bailando" pelos buracos e mandei a via, mesmo com uma agarra de pé quebrando no final e um cipó me atacando e me deixando cheia de alergia no peito.
E na empolgação de viagens, cadenas e amigos, domingo acordei cedinho, 7h da matina, enfrentei metrô e mais de uma hora de busão com a Carol Donadussi para chegar no Itacolomi, o meu morro querido, a minha segunda casa e onde vou morar em breve! Nem preciso dizer que escalei até não aguentar mais, malhando projetos e escalando vias clássicas como o Artificial da Irene (A0/7a), uma via conquistada pela Dona Irene Fernandez, primeira montanhista gaúcha, nos primórdios das escaladas no morro, lá pelos anos 60, 70

A Dna. Irene conquistando sua via e eu escalando hoje.

Sem diversão, não tem sentido escalar. Por isso a Carol tá sempre sorrindo!!

Bah, tava precisando escrever sobre essa semana cheia de energias positivas. Parabéns para você que leu até aqui, hehe! E agora, cabeça focada na próxima viagem: Anhangava. E que os deuses do montanhismo sejam tão generosos quanto foram nessa última viagem!
Hasta la Vista!