segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mutirão de manutenção e limpeza de trilhas no Itacolomi.


 O último final de semana foi especial. Pela primeira vez eu me senti feliz por perder um lindo sábado de escalada. Com certeza o motivo foi nobre: um grupo de amigos, escaladores e frequentadores do Morro do Itacolomi (Gravataí, RS) se reuniu para realizar a manutenção e limpeza das trilhas e plantação de mudas de árvores nativas no morro. Com as torrenciais chuvas deste inverno e com o pisoteio da galera, a principal trilha de acesso ao Itacolomi estava ficando cheia de valetas e cada dia mais larga. Com a contenção feita por troncos de eucaliptos exóticos e o preenchimento das valetas por terra o resultado ficou ótimo!


Carlos Monkey colocando a mão na massa.
Os trabalhos começaram cedo. 9h da manhã já tinha gente cerrando os troncos de eucaliptos.

Com certeza o professor Moisés não faltaria em um evento desses!


      Força, Fred!


Carol, Eliane e a caneleira "bebê".

 Os guris do downhill também marcaram presença nos trabalhos.

    Henrique carregando as ferramentas do trabalho e a galera.

E não pensem que as gurias ficaram só olhando! Eliane, Carolina e eu colocamos a mão na massa e recolhemos 10 sacos de lixo de, na média, 60 litros cada, das trilhas. Foi bastante cansativo mas o resultado foi espetacular. A entrada da trilha principal era um ponto crítico de sujeira e ficou muito limpa. Entre materiais diversos, recolhemos muito plástico e até algumas lâmpadas fluorescentes, que são extremamente poluidoras do solo.

     Carol iniciando a coleta no colo do Itacolomi.

Eliane trabalhando.

   A montanha de lixo recolhida das trilhas.

No domingo a galera também marcou presença no morro para continuar os trabalhos que, com certeza, não acabaram por aí. Há muitas coisas a serem feitas, isso foi apenas o pontapé inicial. As outras trilhas também precisam urgentemente de contenção e algumas vias precisam de regrampeação. Existe também a idéia de conseguir apagar as pixações feitas na rocha e de confeccionar algumas placas cujo foco seja a educação ambiental e proteção do ecossistema do morro. Afinal, não adianta alguns trabalharem pela preservação do morro e outros degradarem.

     E depois de um dia inteiro de trabalho pesado, nada mais merecido do que um belo descanso e...


 chimarrão ao mais belo pôr-do-sol das montanhas gaúchas!

Mas ahh!!! Valeu, gurizada! O seu Edgar ficaria muito orgulhoso, com certeza!